CURSO CRIAÇÃO DE GALINHAS E PORCOS ORGÂNICOS
A Emater-Pará em conjunto com o Instituto Federal do Pará e o Instituto do Bem-Estar (IBEM) promove o Curso Criação de galinhas e porcos orgânicos que ocorrerá em Santarém, Pará, nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2018.
O Curso que também é apoiado pelo Ministério da Agricultura e pela Associação de Produtores Orgânicos do Tapajós é aberto a comunidade em geral e visa repartir conhecimentos para qualificar pessoas de diferentes origens da nossa sociedade sobre os sistemas orgânicos e agroecológicos de produção animal e áreas relacionadas, com foco em galinhas e porcos.
O Curso totaliza 20 horas com aulas teóricas nos dias 29 e 30, em Santarém e atividades práticas no dia 31 em propriedade em transição ao sistema orgânico.
Veja mais detalhes no vídeo:
Objetivo Geral
O curso visa qualificar pessoas de diferentes origens da nossa sociedade para atuar em sistemas agroecológicos de produção animal e em especial no sistema orgânico de produção animal e temas relacionados.
Público Alvo
Produtores, estudantes, técnicos, público em geral. Aconselhável ter cursado ou estar cursando graduação ou curso técnico na área de veterinária, zootecnia, agronomia, biologia, ecologia ou permacultura ou ao menos ter familiaridade com animais.
Local
As aulas teóricas ocorrerão no auditório do Mercadão 2000 (altos), situado à Av. Tapajós e as práticas ocorrerão em duas propriedades de produtores orgânicos, nas comunidades de Santa Cruz e Boa Esperança.
Duração e Horário
As aulas teóricas ocorrerão no dia 29 das 14:00 às 18:00 e dia 30 das 08:30h às 18:h com intervalo para lanche e almoço.
A visita técnica às propriedades ocorrerá no dia 30 com saída às 08:30h, em veículos do IFPA.
Vagas limitadas (10)
Para profissionais e estudantes.
Certificados
Receberão certificados os participantes com o mínimo de 75% de frequência nas aulas teóricas e que tiverem participado da visita técnica.
Programa
Conteúdo teórico – 12 h
- Evolução dos sistemas de produção de alimentos
- Bases e perspectivas da pecuária orgânica
- Bem-estar animal e princípio da prevenção
- Legislação de produção animal orgânica: o que é proibido, o que é obrigatório
- Manejo sanitário para controle de parasitoses
- Plano de Manejo Orgânico
- Uso de plantas bioativas e medicinais na veterinária
- Transição ao modelo de produção orgânica
- Alimentos orgânicos: características, certificação e mercado
Atividades práticas – 8h
Visita – técnica em propriedade para exercício de planejamento (passo a passo) para transição ao modelo orgânico.
Visita técnica
As visitas técnicas serão nas comunidades de Santa Cruz e Boa Esperança, na PA 370, Km 26 e 45, s/n Zona Rural, Santarém-PA. O deslocamento até as propriedades será em veículos do IFPA.
Atividade: Exercício de planejamento para transição ao modelo orgânico.
Docentes
Angela Escosteguy – M.Veterinária pela UFRGS, Mestre em Ciências Alimentares pelo Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon/França, é especializada em produção animal orgânica. Trabalhou no MAPA onde coordenou a Comissão Estadual da Produção Orgânica do RS e o Grupo de Trabalho Nacional de Produção Animal Orgânica. Co-fundadora e Presidente do Instituto do Bem-Estar (IBEM) e vice- Presidente da VET.ORG – Comissão de Pecuária Orgânica da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. A nível internacional participa da IAHA- Aliança de Pecuária Orgânica da IFOAM – Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica.
Angela Clotilde Mocelim – M.Veterinária, pela FCAP-UFRA, Extensionista Rural da EMATER-PA, Especialista em Tecnologias de Carnes- ITAL-SP, formou-se nos Cursos Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica oferecido pelo Instituto do Bem-Estar (IBEM) e no curso Formação de Líderes em Agroecologia e Pecuária Orgânica oferecido pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM) e é membro da VET.ORG – Comissão de Pecuária Orgânica da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.
Observações:
- O valor inclui as aulas teóricas, práticas, lanches e deslocamento para a visita técnica.
- Os estudantes devem enviar o comprovante da matrícula neste semestre para o email: ibembrasil.org@gmail.com.
- As vagas serão limitadas e por ordem de inscrição mediante comprovante de pagamento.
- Em caso de desistência por parte do aluno não haverá devolução do valor pago.
PARA FICHA DE INSCRIÇĀO CLIQUE AQUI
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!