CONBRAVET DEBATE PECUÁRIA ORGÂNICA – BELÉM
Novos desafios e oportunidades para a classe veterinária
O XLIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária ocorreu de 4 a 8 de dezembro, em Belém (PA), reunindo cerca de 1.200 médicos veterinários do Brasil e exterior.
A Seção de Pecuária Orgânica foi organizada pela VET-ORG – Comissão de Pecuária Orgânica da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária e iniciou com a palestra da Dra. Angela Escosteguy, presidente do IBEM (Instituto do Bem Estar), abordando o tema “Bases, oportunidades e desafios da Pecuária Orgânica”. A programação seguiu com uma mesa-redonda, da qual participaram a Dra. Ângela Mocelim (Emater/PA) – que falou sobre “A Pecuária Orgânica no Pará”, e o Dr. Clovis Improta (SC) – que discorreu sobre “A importância da educação voltada para Pecuária Orgânica”.
Oportuno e atual, o tema suscitou muitos debate sobre a necessidade de conciliar preservação da Amazônia, produção de alimentos e sustentabilidade, constituindo grandes desafios e questionamentos para a classe veterinária: Quais animais e de que maneira podem ser criados na Amazônia de forma realmente sustentável, visando a produção de alimentos e a geração de renda prioritariamente às populações locais, preservando a floresta? Como recuperar as áreas desmatadas/alteradas? Como atender as demandas atuais: produzir alimentos sem resíduos tóxicos, preservando a natureza e respeitando o bem estar animal?
Após o Congresso, as palestrantes Angela Escosteguy e Ângela Mocellin foram à Ilha de Marajó para conhecer as perspectivas de criação de búfalos orgânicos no local. Para as técnicas, a ilha reúne condições ideais para criações orgânicas, pois está fisicamente isolada e encontra-se praticamente virgem.
This post is also available in: Portuguese (Brazil)
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!