GALINHEIRO/AVIÁRIO MÓVEL NOS SISTEMAS ORGÂNICOS

Por Angela Escosteguy*

O chamado galinheiro móvel  vem sendo cada vez mais usado nas propriedades orgânicas ou de  base agroecológica, tanto de forma isolada junto a pomares ou hortas para manter a vegetação baixa, quanto acompanhando a rotação do gado no campo,  geralmente poucos dias após a saída dos ruminantes. Desta forma as aves ao esgravatar o esterco, ajudam a sua incorporação no solo e ainda ingerem ovos e larvas de parasitas que estejam presentes. Com o deslocamento do galinheiro,  as aves vão mudando de lugar o que possibilita a recuperação da pastagem e ajuda a cortar o ciclo dos seus parasitos.

Pode ser de variados tamanhos e formatos, de acordo com o local e se possível leve, ou com rodas para facilitar o deslocamento. Estruturas maiores e mais pesadas requerem um trator para serem deslocadas. O objetivo da estrutura é proteger  as aves tanto de depredadores quanto dos rigores do clima. Pode ser feita de qualquer material, inclusive utilizando materiais reaproveitáveis e disponíveis na propriedade, como sobras de materiais de construção (tubos, madeiras, forros de PVC), bambu etc. Para melhor conforto térmico, poderá ser disposto sobre ele uma  cobertura de lona ou  ramos de vegetais, reduzindo a insolação sobre o aviário. Em locais e períodos muito quentes, o aviário deve ser colocado embaixo de árvores. 

Deve conter no interior os poleiros, ninhos, bebedouros e comedouros. Estes  deverão ser mantidos no interior do galinheiro ou em instalações providas de proteção ao ambiente externo, por meio de telas ou outro meio para evitar o acesso das aves silvestres. Geralmente a coleta dos ovos é feita por fora, numa abertura atrás dos ninhos. 

Importante : se for criação orgânica certificada as aves não devem ficar presas dentro deste abrigo todo o tempo. Elas  devem ter acesso a área externa no mínimo durante 6 h do dia. Por isso, pode acompanhar esta estrutura uma cerca ao redor do aviário, delimitando a área onde as aves irão transitar durante o dia. A cerca poderá ser fixa (inclusive cerca viva)  ou móvel. A densidade de aves tanto dentro do aviário quanto a área fora, delimitada pela cerca deve obedecer ao estipulado pela legislação de produção orgânica.

Vantagens dos aviários em vários pontos da propriedade:

– Fertilização do solo 

      Fertilizam o solo com seus dejetos de alta qualidade e ao esgravatar o esterco de outros animais  ajudam na sua incorporação no solo; 

– Controle de parasitoses e insetos :

        Comem ovos e larvas de carrapatos e outros parasitos e  insetos indesejados;

– Manejo da pastagem: 

Auxiliam a manter a pastagem mais baixa. Podem ser usados em pomares ou jardins no lugar da capina ou mesmo herbicidas. 

*Angela Escosteguy, médica veterinária, diretora do IBEM. E-mail: angelaibembrasil@gmail.com.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.