BEM-TE-VI É O NOVO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA COM FOCO NA ÁREA ANIMAL

Em março deste ano, foi oficialmente criado o novo grupo de certificação participativa da Rede Ecovida de Agroecologia. Batizado de Bem-te-vi, o grupo tem como foco principal a área animal e pretende acompanhar criadores de animais orgânicos que desejam certificar seus produtos através de SPG –Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida.

As reuniões para a formação do novo grupo iniciaram em julho de 2016, com a orientação de Pery Marazulo e Heloiza Zuffo, do grupo Tupanba é, de São Francisco de Paula, RS. Pela proximidade geográfica, decidiu-se que o grupo Vale do Caí seria o padrinho do Bem-te-vi.  De acordo com os procedimentos para a certificação participativa e a legislação brasileira de produção orgânica, a vistoria oficial do grupo foi realizada pelo Coordenador do Grupo Vale do Caí, Irineu Scheuer, e por Edimar Moreira Coelho e Jose Vanderlei Cachoeira Silva, ambos do Conselho de Ética do Núcleo Vale do Caí.

Foram avaliadas a Granja Maxgo Jersey e a agroindústria produtora de leite e queijos de Mauro Gouvea, em Tapes, RS, e as criações de poedeiras e suínos da Fazendinha do Pastoreio, de Flávio Figueiredo, em Eldorado do Sul, RS. Estavam presentes durante a vistoria os membros do Conselho Consultor do Grupo Bem-te-vi: Marcelo Stumpf e Eduardo Dias, da FURG, e Luiza Schafer e Angela Escosteguy, do IBEM.

This post is also available in: Inglês