CURSO APERFEIÇOAMENTO EM
PECUÁRIA ORGÂNICA – Edição 2018/ SP
Entre agosto e outubro de 2018, o Instituto do Bem-Estar (IBEM) promove o curso Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica, realizado pela primeira vez em São Paulo. Fruto da parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) / Secretaria de Agricultura e Abastecimento/SP, o curso inclui módulos presenciais, webinários (aulas a distância), oficina prática e visitas técnicas.
O curso conta ainda com o apoio da Comissão de Produção Orgânica de São Paulo (CPOrg-SP)/MAPA, Fundação Mokiti Okada e SFS Boas Práticas Agropecuárias Ltda.
OBJETIVO
O curso objetiva qualificar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, para atuar em sistemas de produção animal orgânica e de base agroecológica.
PÚBLICO-ALVO
Aberto à comunidade em geral, o curso visa compartilhar conhecimentos para qualificar, produtores, estudantes, técnicos, consumidores, comerciantes, entre outros profissionais de diversas áreas. Para fazer o curso, é aconselhável ter cursado ou estar cursando graduação ou curso técnico na área de veterinária, zootecnia, agronomia, biologia, ecologia ou permacultura, ou ter familiaridade com manejo de animais ou com o setor agropecuário.
LOCAL
As aulas teóricas e a oficina prática vão realizar-se na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UDP São Roque), situada na avenida Três de Maio, 900, São Roque, SP.
As visitas técnicas ocorrerão nas seguintes propriedades orgânicas:
– Fazenda Nata da Serra, em Serra Negra : ovinos leiteiros e laticínio orgânico.
– Vila Yamaguishi , em Jaguariúna: poedeiras orgânicas.
DURAÇÃO E HORÁRIO
As aulas teóricas ocorrerão às sextas-feiras das 8:30 às 18:30 h.
As visitas técnicas serão aos sábados, das 8h às 17h.
VAGAS
São 30 vagas. O curso não ocorrerá se não houver o número mínimo de alunos. Neste caso, o valor da inscrição será devolvido na íntegra.
CERTIFICADOS
Os certificados serão enviados por email para os participantes que obtiverem o mínimo de 75% de frequência nas aulas teóricas e tiverem participado de ao menos uma visita técnica.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso será realizado de agosto a outubro, com três módulos presenciais (um por mês) – ministrados às sextas-feiras e sábados -, e quatro webinários (aulas a distância), totalizando 74 horas de aulas teóricas e práticas. As atividades práticas incluem uma Oficina de Identificação e processamento de plantas bioativas e medicinais de uso na produção animal e duas visitas técnicas em propriedades orgânicas e/ou em fase de transição de criação de bovinos e aves.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE | DATA |
Módulo presencial 1 | 3 e 4 de agosto |
Webinar 1 | 15 de agosto |
Webinar 2 | 5 de setembro |
Módulo presencial 2 | 14 e 15 de setembro |
Webinar 3 | 26 de setembro |
Webinar 4 | 10 de outubro |
Módulo presencial 3 | 26 a 27 de outubro |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Sistemas da produção de alimentos
- Animais e ambiente
- Bases, contexto e perspectivas da pecuária orgânica
- Bem estar animal e princípio da prevenção
- Nutrição animal
- Manejo sanitário e controle de parasitoses
- Legislação e políticas públicas de produção orgânica
- Planejamento da propriedade orgânica
- Plano de manejo orgânico
- Transição ao sistema orgânico
- Plantas bioativas e medicinais
- Homeopatia na veterinária
- Biossegurança e compostagem
- Alimentos, qualidade e certificação
- Mercado, comercialização e consumo consciente
DOCENTES/FACILITADORES
- Angela Escosteguy – Presidente do Instituto do Bem-Estar (IBEM) especializada em Pecuária Orgânica. Veterinária pela UFRGS e Mestre em Ciências Alimentares pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon, França.
- Antônio Vicente Dias – Consultor em Homeopatia Veterinária. Veterinário pela Universidade de Luanda/Angola, Especialização no Istituto Speramentale per la Zootecnia/Itália e Especialização em Homeopatia no Instituto Homeopático Alfredo Soares da Cunha/ BA.
- Evandro Richter – Coordenador de Produção e Bem Estar Animal do Centro Paranaense ee Referência Em Agroecologia. M. Veterinário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É extensionista Municipal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná.
- Fabiola Schwartz – Consultora em Pecuária Orgânica, Bem estar animal e Homeopatia. M. Veterinária pela USP, Especialização em Homeopatia pelo IBEHE/SP e Vigilância sanitária SESA/PR. Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos/SP.
- Harold Ospina Patino – Professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Zootecnista pela Faculdade de Ciências Agropecuárias pela na Universidade Nacional de Colombia, Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela UFRGS e Pós-doutorado pela Universidade de Guelph – Canadá.
- Luiz Carlos Demattê Filho – Diretor da Korin. M. Veterinário, Mestre em Zootecnia, Doutor em Ecologia Aplicada pela ESALQ/CENA USP, Pós-Graduado em Gestão Estratégica do Agronegócio pela FGV.
- Marcelo Silvestre Laurino – FFA, Secretário Executivo da CPORG-SP. Agr. Pela ESALQ, Especialista em Agricultura Biológico Dinâmica, Agroecologia e Sustentabilidade na Agricultura pelo Instituto Elo / Universidade de Uberaba.
- Marcelo Silvestre Laurino – FFA, Secretário Executivo da CPORG-SP. Agr. Pela ESALQ, Especialista em Agricultura Biológico Dinâmica, Agroecologia e Sustentabilidade na Agricultura pelo Instituto Elo / Universidade de Uberaba.
- Patrícia Flores – Gerente do Escritório Regional da IFOAM América Latina. Graduada em Ciências Florestais pela UNALM/Peru, Mestrado em Manejo de Recursos pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido e em Agroecologia pela Universidade de Barkley/EUA.
- Sebastião Wilson Tivelli – Chefe de Seção Técnica da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica de São Roque (UPD AE – APTA Regional). Eng. Agr. com mestrado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , Master Of Business Administration – Butler University e doutorado em Horticultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas.
VEJA AQUI O Relatório do curso realizado e a opinião dos participantes.