ATIVIDADES SOBRE CRIAÇÃO ANIMAL DE BASE AGROECOLÓGICA EM PERNAMBUCO

Em novembro aconteceram vários eventos relacionados com criações orgânicas e de de base agroecológica, em Pernambuco.

No dia 21, aconteceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, ocorreu I SEMINÁRIO SOBRE CRIAÇÃO ANIMAL DE BASE AGROECOLÓGICA DO NORDESTE, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Mattos com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O interesse pelo tema ficou evidenciado com a presença de mais de 450 participantes entre estudantes, professores e produtores da região e arredores. A Diretora do IBEM, Angela Escosteguy, participou pela manhã, como debatedora da Mesa Redonda Nutrição Animal nos sistemas orgânicos e na parte da tarde na Mesa Redonda Legislação de orgânicos e mercados alternativos e institucionais.

Neste mesmo dia, a noite o Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária, através do seu Coordenado Geral, Manuel Aleixo, organizou a Mesa de Debate Saúde e Sustentabilidade: experiências agroecológicas na Medicina Veterinária, aproveitando a presença dos palestrantes de fora. Para Angela “é uma alegria participar de eventos como estes, cheios de jovens estudantes de medicina veterinária interessados e entusiasmados com as perspectivas de desenvolver criações de animais de base agroecológica e orgânica na região”.

No dia seguinte (21/11), pela manhã ocorreu na cidade de Itambé/PE o 1º Seminário sobre Agricultura Familiar e Pecuária Orgânica da Mata Norte promovido pela Prefeitura de Itambé, em conjunto com o IBEM, com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do SEBRAE. O evento faz parte das atividades do Projeto Itambé no Campo, que tem como objetivo incentivar a produção orgânica e apresentar formas de fortalecer agricultores familiares na região.

À tarde iniciou o Curso Como criar Galinhas Orgânicas, que ocorreu de 22 a 24/11, promovido pelo IBEM em parceria com a Prefeitura de Itambé. Participaram 20 produtores da Associação de produtores e criadores de Paraguaçú, além de estudantes e técnicos da região.

Para mais informações sobre o Curso clique AQUI.

 

 

 

This post is also available in: Inglês

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *