LANÇAMENTO DO MANUAL DE AVICULTURA ORGÂNICA EM FLORIANÓPOLIS
O evento ocorreu durante a reunião do grupo Litoral de certificação participativa da Associação Biodinâmica do Sul (ABDSul) , na Fazenda Ressacada, pertencente à UFSC. Na ocasião, o Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) recebeu a certificação de produção biodinâmica para produção de lã de ovinos e hortaliças.
O NEA desde 2012 vem desenvolvendo importantes e pioneiros projetos, com apoio do CNPQ , na busca de alternativas não químicas para o controle da verminose ovina em sistemas sustentáveis de produção animal e também na prospecção de substâncias naturais para o tratamento e controle de miiases. Os ovinos são certificados orgânicos desde 2021, sendo criados em sistema rotacionado e tratado com produtos homeopáticos e fitoterápicos para controle de verminoses. Muito interessante também o projeto Ovelhas Azuis que desenvolve tingimentos naturais para lã ovina agroecológica.
O NEA é coordenado pelas professoras Patrizia Ana Bricarello e Marilia Carla de Mello Gaia, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural. Foi o primeiro setor de uma universidade federal brasileira a possuir um selo de produção orgânica. Para Nelson Jacomel, presidente da ABDSul, “ entendemos a oportunidade para ampliar o debate sobre o tema do Animal no organismo agrícola e convidamos a médica veterinária Angela Escosteguy, para compartilhar o contexto do papel do animal na sociedade atual, considerando as condições em que vivem estes seres em nossa sociedade planetária.”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!