LANÇAMENTO DO MANUAL DE AVICULTURA ORGÂNICA EM FLORIANÓPOLIS

O evento ocorreu  durante a reunião do grupo Litoral de certificação participativa da Associação Biodinâmica do Sul (ABDSul) ,  na Fazenda Ressacada, pertencente à UFSC. Na ocasião, o Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) recebeu a certificação de produção biodinâmica para produção de lã de ovinos e hortaliças.

O NEA desde  2012 vem desenvolvendo importantes e pioneiros projetos, com  apoio do CNPQ , na busca de alternativas não químicas para o controle da verminose ovina em sistemas sustentáveis de produção animal e também na prospecção de substâncias naturais para o tratamento e controle de miiases. Os ovinos são certificados  orgânicos desde 2021, sendo criados em sistema rotacionado e tratado com produtos homeopáticos e fitoterápicos para controle de verminoses. Muito interessante também o projeto Ovelhas Azuis que desenvolve tingimentos naturais para lã ovina agroecológica.

O NEA  é coordenado pelas professoras Patrizia Ana Bricarello e Marilia Carla de Mello Gaia, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural. Foi o primeiro setor de uma universidade federal brasileira a possuir um selo de produção orgânica. Para Nelson Jacomel, presidente da  ABDSul, “ entendemos a oportunidade para ampliar o debate sobre o tema do Animal no organismo agrícola e convidamos a médica veterinária Angela Escosteguy, para compartilhar o contexto do papel do animal na sociedade atual, considerando as condições em que vivem estes seres em nossa sociedade planetária.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *