OFICINA LITERÁRIA
Atendendo a pedidos, a Oficina foi transferida e será realizada provavelmente em abril de 2020.
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O Instituto do Bem-Estar – IBEM tem a satisfação de promover a Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche, com a temática O pampa e os animais. Serão quatro encontros de três horas cada, no total de 12 horas. A Oficina é aberta ao público para interessados em desenvolver suas habilidades de escrita e refletir sobre a importância do Pampa.
Esta ação faz parte da Campanha de valorização do Pampa e da pecuária que o IBEM iniciou em junho, na semana do meio ambiente e se estenderá até 17 de dezembro – Dia do Bioma Pampa. A Campanha é composta por várias etapas: Concurso de fotos, Mostra fotográfica na Expointer, elaboração de banners educativos e a Oficina Literária.
A Oficina será composta de uma parte teórica sobre técnicas essenciais na arte de escrever e atividades práticas. Durante a oficina cada participante deverá escrever um conto inspirado em uma foto de sua escolha, entre as finalistas do concurso (veja abaixo). No final da Oficina, o conjunto dos contos e respectivas fotos serão expostos numa galeria on-line, no Portal do IBEM: www.ibem.bio.br.
Veja as fotos ampliadas pelo no link: http://ibem.bio.br/fotos/
SOBRE A OFICINA
Local: Sede do IBEM , na Av. Nilópolis, 280/1103.
Data: 25 de novembro e 02, 09, 16 de dezembro
Hora: 18:30 às 21:30 h
Vagas: 10 a 15 participantes*
Investimento: (pode ser parcelado)
Até 21/11 : R$ 300,00
Após 21/11: R$ 330,00
* Se não houver número mínimo de inscritos a oficina não ocorrerá e o valor da inscrição será devolvido integralmente aos que se inscreveram.
Ficha de inscrição: CLIQUE AQUI
TÉCNICAS ESSENCIAIS NA ARTE DE ESCREVER
Conceito de Oficina de Criação Literária
Oficina é o local onde se exerce um ofício. Em nosso caso, o ofício de escrever. Desde que surgiram na Europa e nos Estados Unidos, há cerca de cinquenta anos, as oficinas de criação literária obedecem, em sua concepção, à máxima latina dos construtores de catedrais góticas: Ars sine scientia nihil est. Ou seja, a arte sem a ciência, nada é. A arte de escrever é um dom, mas pode e deve ser aperfeiçoada pelo conhecimento científico de suas particularidades. Assim, a joia bruta do talento, bagagem intrínseca do aluno da oficina, é burilada pelo oficineiro, pelo professor, de forma a propiciar ao aluno a capacidade da escrita científica, ou seja, despida de erros que a tornam cacofônica ao leitor.
O que é um escritor em potencial
Em regra geral, os alunos das oficinas começam duvidando de sua capacidade de escrever realmente, de chegarem a ser escritores. Isso acontece porque não tiveram oportunidade de desenvolver o talento da arte de escrever. E logo descobrem, através das técnicas fundamentais da oficina, que esse talento aflora dos subterrâneos do inconsciente, uma vez que as oficinas foram concebidas como o abre-te sésamo da caverna de Ali Babá.
Técnica a ser empregada
Como técnicas trabalhadas, estão os constituintes da narrativa e seu melhor aproveitamento, hiperestesia, logoralli de frases, diferenças entre conto e crônica, diálogos bons e ruins, técnicas do sonho, humorismo, minimalismo na literatura, redação a partir de frases célebres, fotografias, pinturas, esculturas, músicas, teatro e cinema, incluindo técnicas de revisão. Será trabalhado também foco narrativo, uso correto do tempo verbal, discurso direto e indireto, entre outras.
Ministrante da Oficina: ALCY CHEUICHE
Alcy Cheuiche é reconhecido como um dos grandes escritores do Brasil, com obras traduzidas para o espanhol, o alemão, o francês e o inglês. Recebeu muitas distinções por sua atividade literária, como as medalhas Simões Lopes Neto, Santos Dumont, Oswaldo Aranha, a Comenda Charrua e os prêmios literários Açorianos, Ilha de Laytano, RBS Rádio, Troféu Guri, entre outros. Em 2006, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores em espaço aberto do mundo. Em 2011 foi patrono dos Festejos Farroupilhas, atividade que mobiliza milhões de pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Autor de trinta obras, principalmente romances históricos, autografou seus livros e proferiu conferências em muitas cidades brasileiras e também em outros países como Uruguai, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Alemanha. É tradutor e orientador de oficinas de criação literária. Publicou 84 livros resultado das oficinas. Pertence à Academia Rio-Grandense de Letras e Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Publicou os seguintes livros, entre romances, crônicas, peças e poesias:
Romance
O gato e a revolução -1967
Sepé Tiaraju– Romance dos Sete Povos das Missões – 1975
O mestiço de São Borja – 1980
A Guerra dos Farrapos – 1984
Sepé Tiaraju – Edição quadrinizada por José Carlos Melgar – 1988
Ana sem terra – 1990
Ana sem terra – Warum auf Morgen Warten (Por que esperar pelo amanhã?) 1ª edição na Alemanha – 1994 A mulher do espelho
Lord Baccarat -1993
A mulher do espelho – 1995
Sepé Tiaraju – Der Lezte Häuptling – 1ª edição na Alemanha – 1997
Sepé Tiaraju – Novela de los Siete Pueblos de Misiones – 1ª edição no Uruguai – Banda Oriental– 1995; 2ª edição no Uruguai – Banda Oriental – 2012
Sepé Tiaraju – Roman der Sieben Missions – Völker – (livro bilíngue português/alemão, com fotografias de Leonid Streliaev) – 2015
Nos céus de Paris – Romance da vida de Santos Dumont – 1998
Jabal Lubnan, as aventuras de um mascate libanês – 2003
Santos Dumont Biografia – 2009
João Cândido, o Almirante Negro – 2010
O Farol da Solidão – 2015
Agropecuária – Vocação Rio-grandense de todos os tempos/ Bilíngue espanhol – 2018
O Velho Marinheiro – A história da vida do Almirante Tamandaré – 2018
Poesia
Versos do extremo sul – 1966
Entre o Sena e o Guaíba – 1968
Meditações de um poeta de gravata – 1974
Antologia poética – 2006
Infanto-Juvenil
A caturrita americana – 2009
O ventríloquo – 2010
Crônica
O planeta azul – 1981
Na garupa de Chronos – 2001
Com sabor de terra – 2011
Teatro
O pecado original – 1986
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