SOBRE O IBEM

O QUE FAZEMOS

O Instituto do Bem–Estar é uma organização civil sem fins lucrativos,formada por grupo multidisciplinar de pessoas atuando há mais de 20 anos e formalmente constituída em 2001. Possui a finalidade de promover ações educativas, culturais ou sociais visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos animais e do planeta.

HISTÓRICO

A Assembleia de Fundação do IBEM ocorreu em 17 de junho de 2001 com a participação dos cinco sócios fundadores: Angela Escosteguy, Flávio Petersen, Isabella Beirão, Milton Rondó e Glauco Schultz.

MISSÃO E VISÃO

Nossa Missão é promover a qualidade de vida dos humanos e animais, assim como a preservação do planeta através de ações relacionadas com educação, sustentabilidade e responsabilidade social. Nossa Visão é auxiliar a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa, feliz e ambientalmente sustentável.

QUEM SOMOS

Sócios Diretivos

Angela Escosteguy

Sócia-fundadora e Presidente do IBEM

Sócia-fundadora e Presidente do IBEM, é Médica Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Mestrado em Ciências Alimentares no Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon. É especializada em Pecuária Orgânica e em Qualidade de Alimentos com experiência em treinamento e capacitação de pessoas no Brasil e no exterior. Também atua na formação e desenvolvimento de redes de comunicação. No IBEM, foi mentora e coordenadora dos Projetos Arte e Solidariedade e Jardim Didático e atualmente é a Coordenadora geral dos Cursos. Também é Vice- Presidente da VET.ORG - Comissão de Pecuária Orgânica da Sociedade Brasileira de M. Veterinária e a nível internacional é membro da IAHA - Aliança para Pecuária da IFOAM- Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica.

Daisy Gonçalves

Vice-Presidente

Vice-Presidente do IBEM, é graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com experiência na gestão de projetos. Também é professora de dança (jazz) e coreógrafa. Foi voluntária do IBEM no Projeto Arte e Solidariedade atuando na gestão e na execução do Projeto. Atua na área de cosmetologia buscando o desenvolvimento de produtos naturais, orgânicos e éticos.

Antônio Vicente Dias

Assessor de Direção do IBEM, é Médico Veterinário, com graduação na Universidade de Luanda/Angola, Especialização em Bubalinocultura no Istituto Sperimentale per la Zootecnia di Roma/Itália e Especialização em Homeopatia no Instituto Homeopático Alfredo Soares da Cunha, Salvador (BA). Foi coordenador da Estação Experimental de Aramari/BA da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, produtora de leite e laticínios orgânicos de bovinos e bubalinos orgânicos. Coordenou os Cursos de capacitação de produtores e técnicos da estação experimental. Tem atuação em Pesquisa e Desenvolvimento sobre sistemas de produção, sobretudo na área de manejo sanitário animal com homeopatia. Também atua como assessor técnico homeopata de produtores e criadores.

Sócios Conselheiros

Alcy José Cheuiche

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade de Paris. Foi professor da Faculdade de Méd. Vet da UFRGS e assistente na Escola de Veterinária de Hannover, Alemanha. Nos últimos trinta anos, dedicou-se à revista de ensino pós-universitário A Hora Veterinária. Recebeu a Comenda do Mérito Veterinária e é membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. É Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária para a região sul do Brasil. Também é escritor, com vários livros publicados no Brasil e em diversos países.

Antonio Carlos Sperb Paganelli

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Especialização em Gestão de Cooperativas (ESCOOP). Bolsista da PROPESP Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na área de melhoramento de campo nativo. Bolsista do CNPQ em Avaliação de cultivares de capim elefante. Agricultor orgânico e pecuarista em Sentinela do Sul. Extencionista Rural da EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS, em Tapes/RS e instrutor do Curso de Horticultura Agroecológica (CETAM/Montenegro). Cursou Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica (IBEM/UFRGS) e Agrohomeopatia com Radko Tichavsky (CETAC).

Amanda Nascimento da Silva

Bióloga pela Universidade Federal do RS, com Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Mestra em Educação pela PUC/RS, Doutoranda em Sociologia pela UFRGS. Possui experiência docente na educação básica e superior na educação presencial e à distância nas áreas socioambiental e de tecnologias. É auditora líder da Norma ISO 14001:2004. Oficineira do IBEM no Projeto Jardim Didático, com atuação em Educação Ambiental.

Ana Maria de Andrade Mitidiero

M.Veterinária pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas com especialização em Homeopatia pelo Instituto Francois Lamasson e Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro pelo CRMV/SC na CPOrg/SC e da comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SC. Participa também da VET.ORG – Comissão de Pecuária Orgânica da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Avaliadora de artigos da Revista Brasileira de Agroecologia. Atua nas áreas de Sanidade, Bem-Estar Animal, Homeopatia, produção Orgânica, com ênfase em abelhas.

Angela Mocellim

M. Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (FCAP/UFRA), Especialista em Tecnologia de Carnes pelo ITAL-SP e Extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará-EMATER-PA, em Santarém. Com interesse na área de produção orgânica, fez capacitações pelo IBEM/URGS em Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica, Transição à Pecuária Orgânica, Homeopatia veterinária e Preparados Biodinâmicos. Seguindo o Curso Formação de Líderes em Agroecologia e Produção Orgânica organizado pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica - IFOAM e IBEM.

Carlos Roberto Vieira da Cunha

M.Veterinário pela Universidade Federal do RGS com Especialização em Doenças de Pequenos Ruminantes (ABEAS/UFRGS). Extensionista Rural da Emater-RS atualmente exerce a função de Assistente Técnico Regional em Produção Animal do Escritório Regional de Porto Alegre. Instrutor dos cursos de Inseminação Artificial de Bovinos e Piscicultura CETAM/Montenegro). Cursou Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica (IBEM/UFRGS), Homeopatia Animal e Vegetal (Escola Biocentrus/UFV). Cursa Especialização em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de Homeopatia.

Eduardo Antunes Dias

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas, com Mestrado e Doutorado pela Faculdade de M. Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, PPG em Reprodução Animal. Realizou o Pós Doutorado pelo PPG Zootecnia/UFRGS desenvolvendo pesquisas com redes de gestão das inovações tecnológicas aplicadas à cadeia produtiva da carne bovina. É professor dos cursos de licenciatura em Educação do Campo e bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande. Tem interesse em reprodução animal, conservação de biomas, sustentabilidade, agroecologia e produção de alimentos orgânicos.

Fabíola Fernandes Schwartz

Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo; Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos/SP e em Vigilância Sanitária pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Sócia proprietária da SFS, consultora em Boas Práticas Agropecuária atuando com agroecologia, produção orgânica animal e segurança de alimentos. Auditora para produção orgânica para ECOCERT Brasil e Bem Estar animal para CERTIFIED HUMANE Brasil.

Fernando Tenório Filho

Graduado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Doutor em Reprodução Animal pela mesma instituição. Pesquisador e extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, empresa responsável pela extensão, pesquisa e desenvolvimento do Estado. Atua na Estação Experimental de Itambé, na qual desenvolve experimentos com bovinos e ovinos utilizando fitoterapia, homeopatia e manejo reprodutivo sem a utilização de fármacos.

Francisco dos Santos

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do RS, é Mestre e Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Atualmente é Professor do curso de Publicidade e Propaganda da UniRitter Laureate International Universities. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em publicidade e propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, publicidade e propaganda, ecologia e artes. No IBEM já fez parte da Diretoria e foi voluntário do Projeto Arte e Solidariedade.

Gelcira Telles

Jornalista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e educadora ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Profissional multimídia em comunicação, consultora em comunicação integrada, atende em Web, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Voluntária de ONGs ambientalistas foi autora do projeto e coordenadora da PAATA - pioneira no atendimento aos cavalos de carroça da América Latina. Atualmente atua como protetora de animais de forma independente. Colaborou com o IBEM voluntariamente nos projetos Arte e Solidariedade e Jardim Didático.

Glauco Schulz

Sócio Fundador

Sócio fundador do IBEM, graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, com Mestrado e Doutorado em Agronegócios pela UFRGS. É professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, bem como no curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e em Agronegócios da UFRGS. Temas de pesquisa: sistemas agroindustriais, gestão do agronegócio, análise da competitividade de cadeias produtivas, indicadores de sustentabilidade de sistemas orgânicos de produção agropecuária e mercados e comercialização de produtos orgânicos. No IBEM Já participou da Diretoria.

Ilza Maria Tourinho Girardi

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo É professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua com ênfase em Jornalismo Ambiental, Comunicação e Educação Ambiental, Comunicação e Cidadania e Teorias da Comunicação. Coordena o Núcleo de Comunicação Comunitária da Fabico e desenvolve projetos na área de educomunicação socioambiental voltados para estudantes e professores de escolas públicas e associações comunitárias. É líder do grupo de pesquisa em Jornalismo Ambiental

Isabella Beirão

Sócia Fundadora

Sócia fundadora do IBEM, é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalhou no departamento de Marketing da Forjas Taurus S.A.; atuou como Gerente do Banco Nacional S.A. e foi representante comercial da Rochesa S.A. Tintas e Vernizes. Desde 2001, trabalha na Assembleia Legislativa do Estado do RS. No No IBEM Já participou da Diretoria e colabora voluntariamente.

Luiza Christina Schafer

Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria, com Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental (FUNIBER). Possui experiência na coordenação de feiras e pontos de oferta. Coordenou projetos como Consorcio Social da Juventude, Mapeamento de Empreendimentos da Economia Solidária e atuou na sistematização de experiências no Fórum Social Mundial. Atuou no Projeto de Reassentamento Solidário de Refugiados em convênio com ACNUR/ONU. Cursou Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica (IBEM/UFRGS), Capacitação em Alimentos Orgânicos: Agroindústrias, Mercados e Políticas Públicas (UFRGS) entre outros.

Magnólia Silva

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) com mestrado em Fitotecnia - Departamento de Horticultura e Silvicultura (1994) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais de espécies hortícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema orgânico de produção de espécies hortícolas e recursos genéticos de espécies hortícolas.

Marcelo Tempel Stumpf

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Mestre (2012) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em temas referentes a conforto térmico de bovinos leiteiros e qualidade do leite bovino, com ênfase em fatores que promovem a produção de Leite Instável Não-Ácido (LINA). Desde 2014 é professor adjunto do curso de Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de São Lourenço do Sul, lecionando em disciplinas referentes à produção de animais em sistemas de bases agroecológicas.

Roger Becker

Médico Veterinário formado pela Universidade luterana do Brasil, concluindo Especialização em Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Auditor Fiscal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com interesse na área de produção orgânica e sustentabilidade fez capacitação pelo IBEM/URGS em Aperfeiçoamento em Pecuária Orgânica. Colaborador do IBEM como fotógrafo.

Nelton Antônio Menezes

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências Veterinárias/Parasitologia pela UFRGS e Especialista e em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure/Associação Catarinense de Medicina. É funcionário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Pecuária Agroecológica, Homeopatia animal e desenvolve pesquisas sobre produção animal em sistemas agroecológicos. Atualmente é Gerente de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC.

Patrícia Gallindo Carrazzoni

Médica Veterinária graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Especialista em Patologia Clínica pela UNESP – Campus de Jaboticabal-SP e Doutora em Sanidade Animal pela UFRPE. Docente da disciplina de Parasitologia Veterinária na UNIBRA -PE, pesquisadora e extensionista na Estação Experimental de Itambé do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, empresa responsável pela extensão, pesquisa e desenvolvimento do Estado. Desenvolve experimentos com bovinos e ovinos utilizando fitoterapia, homeopatia e manejo de pequenos ruminantes.

Yhevelin Serrano Guerin

Graduada em Publicidade e Propaganda com Mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS e Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. É professora na UNISC da área de planejamento e campanha publicitária. Foi Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação - Núcleo Publicidade e Propaganda e vice-coordenadora dos Cursos da Comunicação (Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual, Relações Públicas e Jornalismo). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Culturais, e atua nos temas: representações sociais, teorias da recepção, teoria das mediações, publicidade e propaganda, história oral, história de vida, pesquisa de mercado, desenvolvimento rural e juventude rural.